A Associação Brasileira de Agências de Publicidade participou em dose dupla da terceira edição do Scream Festival, maior evento de criatividade do Norte e Nordeste. No final da manhã deste sábado (05), os presidentes da Abap Nacional e Abap Bahia, Mario D’andrea e Cláudio Carvalho, marcaram presença no painel “Fake News e a Publicidade”, diretamente do estúdio montado no Espaço Cultural da Barroquinha, em Salvador, ao lado da presidente do Sinapro, Vera Rocha, e CEO da Propeg, Vitor Barros.

No bate-papo, que durou aproximadamente 50 minutos, Cláudio Carvalho, ficou com a missão de apresentar e conduzir o evento. Já Mario D’ Andrea , em uma de suas falas, explicou como as fake news são vistas perante as agências e instituições. “Trata-se de um problema sério. Felizmente, instituições estão atentas ao problema e já estão criando grupos para a discussão de uma legislação clara no combate à prática, como é o caso da coalizão ‘Liberdade com responsabilidade’, que reúne 44 instituições para falar do assunto”.

Ainda no painel, assuntos como mídia programática, uso de algoritmos e bots, impacto das fakes news no mercado publicitário e como países de primeiro mundo estão lidando com essas práticas, foram pautas.