A iniciativa é da ABAP-BA com a ABART, e a campanha será veiculada por emissoras de rádio FM e AM, em todo o estado

Articuladas para divulgar informações e sensibilizar a população quanto aos cuidados necessários para conter a nova onda de disseminação do coronavírus, a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP-BA) e a Associação Baiana de Empresas de Rádio e Televisão (ABART) uniram esforços e lançam uma campanha conjunta de enfrentamento à COVID-19 que será veiculada por mais de 600 emissoras de rádio do estado durante todo o mês de março.

A ideia – que surgiu a partir da necessidade de um diálogo mais próximo com a população, adequado à linguagem e aos contextos locais – é uma forma de combater a desinformação e reforçar os cuidados para evitar a propagação da doença, que já atingiu mais de 10 milhões de pessoas no país, sendo cerca de 690 mil na Bahia, com 12 mil mortes registradas no estado.

De acordo com o presidente da ABART, Fernando Henrique Chagas, a iniciativa partiu uma conversa que ele teve com o diretor da agência Engenhonovo, Fernando Passos.

“A emissora já vinha fazendo campanhas, mas sempre lia-se a nota, já no formato, ou colocava-se no ar o conteúdo produzido. E ele pensou uma proposta diferente: por que não deixar que o locutor, na sua interação direta com o público, crie essa comunicação?”, relatou o gestor da ABART.

“Então o material que vai chegar para radialistas, locutores e comunicadores é uma orientação, mas ela não é fechada. O locutor terá liberdade para mudar o diálogo, incorporar ao texto informações relevantes correspondentes ao município em que atua, reforçando, entre um programa e outro, as medidas preventivas. Acreditamos que, dessa forma, a comunicação deve gerar um envolvimento com o ouvinte”, completou, Fernando Henrique Chagas.

Segundo ele, em um período marcado pelo distanciamento social, o rádio tem sido companheiro de muita gente, seja no interior ou na capital. “Isso se soma à credibilidade deste veículo que entra em nossas casas, carros e trabalhos para dialogar com quem ouve”, reforçou.

A informação e o reforço à prevenção para evitar o contágio diariamente trabalhados nas rádios de todos os municípios baianos, a partir da campanha, serão um modo de somar esforços na luta contra a COVID-19, como tentativa de conscientizar, alertar e reduzir a sobrecarrega do sistema de saúde, já bastante pressionado pelo aumento de casos nas últimas semanas. A Bahia chegou a atingir, em 02 de Março, uma ocupação geral de 85% dos leitos hospitalares.

“Nosso intuito é reforçar as medidas de proteção. O conteúdo da campanha vem sendo produzido para frisar as recomendações, ampliar o acesso à informação, dialogar diretamente com as pessoas, reiterando o papel e o compromisso da comunicação voltada à sociedade. É urgente que se fale sobre coronavírus, que se argumente de uma forma clara e objetiva sobre a necessidade de isolamento. A publicidade vem trazendo uma mensagem importante de cuidado com a saúde. Esse é o nosso propósito”, ressalta o presidente da ABAP-BA, Cláudio Carvalho.

O material da campanha chegará aos comunicadores e locutores de rádios AM e FM de todo o estado, e a iniciativa contará ainda com o apoio dos demais veículos da imprensa, como redes de televisão, jornais, revistas e sites locais.