Após um ano de pandemia e de diversas transformações trazidas por ela, um mercado tem sido o caminho para diversos segmentos seguirem funcionando em meio as restrições: o setor publicitário. Seja para continuar alavancando vendas em meio à crise, ajudar segmentos e até trazer informações, a publicidade vem demonstrando ser uma poderosa ferramenta em meio ao caos.
O setor que também precisou passar por mudanças estruturais na forma de trabalho e assumir um novo desafio de vender uma ideia à distância, segue funcionando em ritmo acelerado, acompanhando não apenas as restrições de segurança como, também, as mudanças do mercado que também precisaram correr em meio a mudança tecnológica trazida pela crise sanitária.
“Diversos segmentos seguiram funcionando por conta do apoio da publicidade”, explica Americo Neto, presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP-BA). “Com a necessidade do fechamento de espaço físico, o espaço digital passou a ser praticamente a única vitrine das lojas para o consumidor, restaurantes que aderiram a prática de delivery, por exemplo, precisaram informar aos seus clientes a novidade, e para isso fizeram uso da publicidade”, completa.
E não foi apenas o comércio que se utilizou da ferramenta, foram diversas as campanhas buscando comunicar informações referentes a pandemia. Seja alertando os sintomas, às formas de prevenção, a publicidade segue sendo utilizada como forma de informar e educar diante das necessidades apresentadas pelo momento.
E se já começamos a ver uma luz no fim do túnel de um retorno a vida normal, muitas das práticas adotadas pela pandemia vieram pra ficar. Seja fazer as compras da semana pelo app ou trazer informações referente a vacinas, o mercado segue em alta. Até outubro de 2020, segundo dados da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), 33% das Agências já retomaram o desempenho similar ao realizado antes da crise e segundo a consultoria Magna, se espera um crescimento de com um crescimento de 12,5%, alavancado em sua maioria pelo digital.
Para o futuro, Americo relata que o setor utilizará dos sentimentos de reencontro e euforia, seja de abraçar a família, retornar à escola, ou de viajar. O turismo aliás, é um dos setores de aposta, em especial na Bahia, que já se trata de uma comunidade turística, “com o verão se aproximando após um grande período em que não se podia locomover muito, dolar em alta, esperamos um boom do turismo nacional, e a publicidade com certeza será uma ferramenta de apoio para essa retomada e todas as demais”, ressalta Americo.