Com sua conta há dois anos na agência Quintal, a Cultura Inglesa abriu concorrência para agência de publicidade seguindo um processo que, nos bastidores, vem gerando reclamações de empresários do mercado carioca.

Segundo amigos da Janela, a empresa teria convidado seis agências cariocas, dando apenas uma semana de prazo para que cada uma preparasse a sua apresentação. “Eles querem escolher uma agência ou uma campanha?”, questionou um dos empresários chamados para a disputa, afirmando que, “se o objetivo não era conhecer a estrutura e o portfólio das agências, mas apenas receber ideias criativas, a Cultura Inglesa deveria pagar por isso”.

Com previsão de já ter o resultado esta semana, no entanto, a Cultura Inglesa — ainda de acordo com nossas fontes — preferiu não fechar com ninguém. Enquanto algumas das participantes receberam a mensagem de agradecimento pela participação, informando que já não estariam mais sendo consideradas no processo, outras vieram a saber que a decisão estava sendo protelada, sem mais informações se viriam a ter que apresentar mais alguma coisa. A surpresa que acabou gerando novas críticas é que, aparentemente, o adiamento se deveria à Cultura Inglesa estar convocando novas agências, inclusive de São Paulo, recomeçando a seleção, sem mesmo que estas novas convidadas soubessem que já teria havido um processo anterior.

O marketing da Cultura Inglesa está sob o comando de Cristina Cadore, diretora de Mercado e Desenvolvimento, que tem como gerente Antonio Mota, ex-L’Oréal. E como a Janela não conseguiu todos os nomes das concorrentes, vamos evitar de citar as que sabemos ter participado.

A Janela entrou em contato com a Quintal, detentora atual da conta, que não quis se manifestar. Tentamos também contato com a Cultura, mas a empresa não informa os telefones ou e-mails de seus executivos.

Atualização

A Cultura Inglesa enviou o seguinte comunicado à Janela, para justificar o convite a novas agências para a sua concorrência:

A Cultura Inglesa realiza periodicamente concorrência para contratação de seus fornecedores, entre eles, agência de publicidade.
Das 10 agências convidadas, 6 aceitaram participar do processo. Todas foram analisadas individualmente e, não tendo sido alcançado o número mínimo de agencias finalistas que atenderam aos critérios esperados, a empresa realizou nova chamada.
As novas agências seguirão os mesmos prazos e critérios de avaliação das anteriores e concorrerão com as já habilitadas.

Fonte: Janela Publicitária