Houve um tempo em que a Avenida Sete de Setembro e a Rua Chile eram uma via contínua que dominava o comércio em Salvador. Mas não bastava ter uma loja num ponto estratégico nessas vias, mesmo empresas com lojas gigantes com pontos comerciais maravilhosos, sempre investiram em comunicação.

Casa Sloper, Mesbla e Lojas Brasileiras tinham excelentes pontos comerciais, mas não prescindiam da comunicação, faziam propaganda, lançavam catálogos e afetavam produtos. Elas precisavam ser lembradas e escolhidas. Ali pertinho, uma loja baiana começava a despontar vendendo móveis usando um forte diferencial: anunciava numa emissora local com um locutor que imitava Lombardi. Assim começou o crescimento das Lojas Insinuante, o resto da história você conhece, chegando a dominar quase todo o Brasil.

Construir marcas é algo contínuo e que conta positivamente no balanço das empresas, tanto nos resultados em vendas como a valorização da marca que é um ativo.

Os tempos seguiram, os shopping centers chegam, as cidades cresceram e a importância da construção da marca continua fundamental. Hoje as redes sociais, a ideia de que a experiência precisa ser completa a cada momento reforçam esse pensamento. Mais do que nunca é preciso investiver em sua marca.

Já parou para pensar porque escolhemos até palitos de dentes identificando por marca? As marcas diferenciam e agregam valor até no papel higiênico. Tente escolher um produto que você não conhece e nunca comprou, o que vai diferenciar um do outro? Se você conhecer alguma das marcas, sem dúvida alguma você preferirá a marca que já está no seu cérebro.

Isso se torna automático. Você sabe qual perfume quer comprar, qual bebida é ideal para uma refeição e até qual cinema é referência em qualidade. As marcas impactam nossa vida ao longo dos anos ao ponto de não precisarmos fazer esforço para definirmos o que realmente queremos.

A quantidade de marcas tem crescido exponencialmente, grandes marcas mundiais enfrentam o surgimento contínuo de marcas locais, alguns segmentos estão se tornando pulverizados, como o segmento de cerveja que antes era dominado por poucas marcas e hoje vê uma verdadeira profusão de cervejas artesanais, produzidas às vezes aí na sua esquina com qualidade e sabores únicos. Muitos restaurantes tradicionais concorrem com cozinhas que não têm uma mesa sequer e vendem por delivery e constroem fortemente suas marcas, chegando a colocá-las entre os ícones em alguns segmentos.

O desafio aumentou. Você pode ter o seu produto numa loja no centro de Alagoinhas e o consumidor pode estar comparando-o com um produto israelense vendido num site chinês, ali no ponto de venda através do celular. A pandemia e o crescimento da tecnologia permitiram que as pessoas tivessem oportunidades de compra antes mais difíceis de ocorrer.

Quem vai vencer?

A confiança.

Construir marcas é agregar valor ao seu produto, à sua empresa. Gerar lembrança e, principalmente, confiança. O cérebro humano gosta de conforto, precisa de segurança e, por mais aventureiro e desbravador que seja, não é afeito à perder dinheiro ou se arrepender com uma compra ruim.

Por isso, fazer comunicação com qualidade, apresentar as características e os diferenciais e, principalmente, envolver o consumidor com emoção e valores intangíveis, tornará o seu produto especial, inigualável, único. Não tem concorrente que atrapalhe uma experiência de consumo de satisfação e admiração. E isso começa através da essência da sua marca. A essência, alinhada à comunicação certa, permite que que os consumidores entendam seu propósito sem muitas palavras, o cliente acaba pensando na sua marca ao lembrar por qual motivo ela existe.

Dos tempos que eu ia, ainda menino, à Rua Chile me esconder nas gôndolas da Casa Sloper enquanto minha mãe fazia compras, aos dias de e-commerce e o futuro do Metaverso batendo à porta, uma coisa é clara: quem mais se comunica, mais se diferencia.

Procure uma agência de propaganda de qualidade e invista na sua marca. Reserve um lugar especial na cabeça do seu consumidor.

Artigo publicado originalmente na revista Top of Mind Salvador

Por Americo Neto
Presidente da ABAP Bahia
Sócio-diretor da Viamidia