Clássico entre Botafogo e Flamengo fomenta soluções para casos de desaparecimento no estado; movimento Futebol Sem Barreiras assina ação.

O Campeonato Carioca de Futebol, em parceria com o Movimento Futebol Sem Barreiras, está comprometido com causas sociais na atual temporada da competição. A primeira ação de impacto destacou casos de pessoas desaparecidas no Rio de Janeiro. Com criação da Leiaute, Cura e Cultura e Sportsview foi realizada a ação “Desaparecidos em Campo” no clássico entre Botafogo e Flamengo na noite desta quarta-feira, dia 24 de março, no Estádio Nilton Santos. A FERJ, a Record TV, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e o programa Desaparecidos incentivam a causa tendo o Cariocão como impulsionador do tema.

O drama dos desaparecimentos foi retratado por ambos os times, que entraram em campo para a partida com menos jogadores que o normal. Após os narradores e repórteres notarem ao vivo a ausência dos atletas, os mesmos entraram em campo com duas faixas que diziam: “Sentiu nossa falta? Imagine se fosse alguém da sua família” e “Ajude a encontrar pessoas desaparecidas. Acesse desaparecidosdd.org.br”.

A ação gerou burburinho nas redes sociais e na imprensa. “Queremos transformar o futebol em um local de debate da sociedade, trabalhando em parceria com competições, torcidas, clubes, instituições e empresas. Derrubar as barreiras para o futebol ser realmente de todos” diz Flávia Gonçalves, diretora da Leiaute Propaganda. “Queremos promover ideias, projetos e campanhas em defesa da diversidade e dos Direitos Humanos, bem como o enfrentamento ao racismo, sexismo, lgbtfobia e todas as expressões de opressão e preconceito”, completa Flávia.

Vídeo com ação na íntegra:

Movimento Futebol Sem Barreiras

O movimento é voltado à promoção de ações de inclusão e diversidade no futebol, com foco em ações sociais e no combate ao racismo, homofobia, violência contra a mulher, meio ambiente e demais temas que colaborem com o bem geral da sociedade.

O coordenador do Futebol Sem Barreiras é Tiago Cesar, responsável pelo programa de Inclusão e Diversidade do Esporte Clube Bahia, considerado referência internacional em posicionamento social no futebol. “O movimento é uma defesa da sociedade associado ao futebol, com intervenções e campanhas de engajamento social. É ter o futebol como agente transformador de opinião, conectando seu público, seus torcedores, com essas causas”, explica.

“O drama de um desaparecimento é mal que afligi muitas famílias em todo o país. Independente de classe social, qualquer família pode passar por essa dor, infelizmente. Contudo, é importante ressaltar que o desaparecimento, assim como todas as demais mazelas, acomete famílias negras e de baixa renda, predominantemente”, completa Tiago.

Mais informações sobre o Futebol Sem Barreiras, acesse futebolsembarreiras.com.