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p style=text-align: left;Um dos meios mais estratégicos para se promover uma marca, a mídia digital out-of-home – também conhecida com a sigla OOH – foi foco de debate do último evento realizado pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade – Bahia (Abap-BA)./p
p style=text-align: left;O OOH Summit aconteceu no Restaurante Barbacoa, na última terça-feira (9), e explorou o tema através de especialistas da JCDecaux – multinacional com trabalho de referência na área de mídias externas./p
p style=text-align: left;Os especialistas destacaram a atual importância desta mídia, presente no mobiliário urbano, aeroportos, estações de metrô e muitos outros lugares, e a recente transformação dela para o formato digital, capaz de oferecer uma melhor interação entre a mensagem e seu público-alvo./p
p style=text-align: left;Para falar sobre o meio OOH e o futuro, a associação chamou o diretor comercial da JCDecaux Brasil, Heitor Pontes, que dissecou a história da empresa desde o surgimento na França até a chegada ao Brasil. “Atualmente, o OOH é o meio de segunda maior penetração no Brasil, perdendo apenas para a TV aberta”, destacou./p
p style=text-align: left;Formado em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Pontes tem com carreira totalmente dedicada à área comercial de veículos de comunicação, com passagens como gestor comercial por publicações como Valor Econômico, O Globo, Rolling Stones, IstoÉ, Brasil Econômico e Trip Editora./p
p style=text-align: left;Já o coordenador do Mapa OOH da JCDecaux, Sérgio Viriato, falou sobre a métrica no OOH, abordando a metodologia Route, comumente aplicada na comunicação comercial para medir resultados./p
p style=text-align: left;Desde 2000, Viriato teve uma atuação fortemente ligada ao OOH, desenvolvendo os projetos Signos, AUDIMEX e participando da criação da Brasil Mídia Exterior, sendo também responsável pela introdução da venda bissemanal no mercado nacional de Outdoor./p
p style=text-align: left;O OOH teve o apoio da Central de Outdoor – seccional Bahia. “É importante dar visibilidade a iniciativas que busquem discutir e aquecer o mercado da propaganda no estado, e estamos empenhados nisso”, explicou o diretor Roberval Luania./p
p style=text-align: left;“Ao longo dos anos, a mídia OOH tem passado por transformações, chegou à era digital e continua sendo uma das ferramentas mais importantes para a promoção de uma marca. Tanto reconhecemos sua relevância para o mercado publicitário, que ela integra a programação de eventos dos 40 anos da nossa associação”, destacou o presidente da Abap-BA, Americo Neto./p

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