CAPA ARTIGO

Por Moacyr Maciel, Presidente da Abap/Bahia, Sócio da Ideia 3 Comunicação

 

A ABAP/Bahia lança neste segundo semestre um projeto pioneiro e oportuno no atual cenário, o Programa Start Abap, com o objetivo de estimular o surgimento de novos anunciantes e trazer de volta à mídia empresas que deixaram de anunciar, a partir do acirramento da atual crise política e econômica. É evidente que de 2014 para cá o mercado encolheu mais um pouco e num ritmo mais acelerado que o padrão costumeiro.

O Programa Start nasceu de uma reflexão da atual diretoria da ABAP/Ba em torno das causas e efeitos da perda gradual e constante de anunciantes nas últimas três décadas, fato que não ocorreu apenas na Bahia, mas é também um denominador comum de outros mercados regionais. Um cenário que se agravou com a crise atual, mas que tende a persistir, se não fizermos alguma coisa. De braços cruzados é que não podemos ficar.

Nesse período o mercado baiano perdeu alguns de seus maiores players por conta de vários fatores: a privatização das empresas de telefonia, energia e de bancos estaduais e com isso a centralização do marketing e das decisões de compra de mídia em outros mercados; a fusão e aquisição do varejo local por grandes redes em segmentos como supermercados, móveis e eletrodomésticos, óticas; a globalização das empresas de serviços nas áreas de ensino e saúde e a crise do mercado imobiliário com o descompasso entre oferta e demanda. Tudo isso agravado por crises econômicas que inibiram novos investimentos em marketing.

No caso da Bahia as perdas foram consideráveis, avaliadas em R$ 1,2 bilhões, a verba anual a menos estimada para o segmento de comunicação por um estudo recente coordenado pela ABMP, com base em dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia-SEI/IBGE. Em 2011 o PIB baiano de comunicação representava 2,8 do PIB de serviços; em 2015 representou 2,1%. Essa diferença de menos 0,7% corresponde às verbas perdidas acima referidas.

O Programa Start nasceu com uma proposta de incentivo e engajamento. Incentivo para a formação de novos anunciantes e recuperação dos que deixaram de anunciar, através de descontos significativos em todas as etapas do processo, prazos de pagamento e um eventual crédito bancário com juros abaixo do padrão. Divulgado através de campanha publicitária e dos canais de relacionamento das entidades de classe empresariais. O incentivo contempla a realização de seminários para o público alvo, com o objetivo de disseminar a importância do investimento em comunicação para o crescimento e valorização das empresas.

O Start é também um programa de engajamento que conta com o apoio das principais entidades do mercado publicitário local: ABMP, Central de Outdoor/Ba, Sepex/Ba e Sinapro/Ba; assim como também das principais entidades empresariais do Estado. E, individualmente, dos maiores veículos e fornecedores do mercado que contribuíram com ideias, em reuniões preparatórias, e recursos.  Programa Start Abap: Anunciar quando se está começando agora é mais do que o conselho.  É um programa.

 

Publicado Originalmente em AbapWeek