Jornal A Tarde: Qual o panorama atual em relação ao impacto causado pela pandemia da Covid-19 e pela consequente retração econômica sobre os investimentos em publicidade, neste novo momento da pandemia da Covid-19?

Americo Neto: O mercado publicitário acompanha o ritmo da economia. No mundo inteiro o ano de 2020 foi de retração de investimentos. Mas vale lembrar que a natureza do consumo mudou nesse período e alguns segmentos de mercado venderam bem, como os supermercados, material de limpeza, equipamentos eletrônicos e imobiliário. E como as agências de propaganda têm clientes de diversos setores, se algum segmento vai mal, acaba compensado por outro segmento que melhora. E, o cenário já é de otimismo. Se espera um 2021 de recuperação e um 2022 sensacional. A tendência é de uma grande euforia que impactará de maneira positiva na economia e também no mercado da comunicação.

Jornal A Tarde: Em dezembro de 2020, a ABAP-BA avaliou que a situação crítica da pandemia começava a se reverter, embora grande parte das agências baianas projetasse perda de receita em 2021 de 40% em média, segundo 17,95% dos entrevistados da pesquisa da Visão de Ambiente de Negócios em Agências de Propaganda (realizada entre maio e agosto do ano passado). Mas veio a segunda onda da pandemia. Qual a expectativa da ABAP a partir de agora?

Americo Neto: Já estamos de olho no futuro. Mercados como os de eventos, turismo, alimentação fora de casa, moda e entretenimento voltarão com muita força e as agências já estão trabalhando em projetos nessas áreas. A expectativa é que 2021 seja melhor do que 2020 e que o ano que vem seja um grande ano para a economia. A publicidade impulsiona as vendas e quando o mercado está comprador, a empresa que anuncia melhor, aproveita as oportunidades e ganha mercado. Está todo mundo ansioso por poder jantar fora, assistir um cinema, ir a um show e viajar. Tudo isso movimenta a economia.

Jornal A Tarde: Qual o papel da atividade publicitária no esforço de retomada econômica do país? Qual a importância da propaganda neste cenário de crise sanitária, social, política?

Americo Neto: A comunicação tem um papel importante de educação e conscientização, além de ser uma construtora de grandes marcas e propulsora de vendas. É a propaganda a ferramenta que incentiva o uso das máscaras, o distanciamento e é a comunicação a principal ferramenta que tem sido usada para os que relutam em se vacinar. Pois esse é um problema que os países que estão mais avançados na vacinação já estão enfrentando: alguns pessoas não querem se vacinar. E quem ajuda a convencer estas pessoas: a publicidade. 

Além disso, as pessoas ficaram mais em casa, mas continuaram consumindo propaganda através da TV e do celular. A mensagem publicitária faz parte do nosso dia a dia e de certa forma nós gostamos, pois ela educa, explica e também entretem.

Jornal A Tarde: E qual é o grande papel da ABAP-BA, especialmente neste momento que o Brasil e o mundo atravessam?

Americo Neto: A Bahia é um celeiro de criatividade. Aqui se faz boa música, moda, arquitetura, culinária, dança, design, fotografia e publicidade. Os baianos são destaque no Brasil e no mundo. E, orgulhosamente, sem modéstia alguma, podemos afirmar que a ABAP da Bahia é um exemplo para as regionais do Brasil. Somos destaque nas reuniões nacionais e isso há anos. Vale lembrar que a ABAP Bahia é uma das primeiras do Brasil e tem mais de 40 anos. E neste momento, estamos muito focados em contribuir para o desenvolvimento econômico do nosso estado. Queremos a Bahia pujante, gerando emprego, renda, diminuindo a desigualdade social e atraindo investimentos. Também trabalhamos no estímulo ao desenvolvimento tecnológico, uma vez que nossa atividade está diretamente ligada à Tecnologia da Informação. E, somos naturalmente inclusivos nas nossas empresas. Comumente empregamos a diversidade em nossas equipes e estamos focando ainda mais nisso. Atuamos também em campanhas de interesse público como a campanha em prol da Reforma Administrativa. E, nossas agências associadas, fazem um bonito trabalho pro bono para entidades sem fins lucrativos.

Jornal A Tarde: Em relação aos veículos tradicionais de comunicação, qual a sua importância em tempos incertos de fontes de informação pouco confiáveis?  

Americo Neto: Quando eu tenho alguma dúvida sobre uma informação eu simplesmente entro nos sites dos grandes veículos, como o A Tarde que tem 108 anos e se não está lá, é porque provavelmente é uma fake news. Os veículos tradicionais estão mostrando sua força e seu valor. Eles são os grandes separadores do joio e do trigo quando se fala de notícias falsas. Convivo com algumas pessoas se informam pelos grupos de WhatsApp e eu, que leio o jornal A Tarde desde os 10 anos de idade, quando nenhum colega meu lia jornal, eu já folheava todos os dias os 3 jornais que meu pai assinava. Hoje tenho 5 assinaturas digitais de jornais brasileiros e assino o The New York Times. E me informo exclusivamente pelo que leio nesses veículos. Pois quando essas pessoas vêem com histórias polêmicas e do dia a dia que eu não me lembro de ter lido em nenhum veículo eu automaticamente penso: “mais uma fake news”. E veja: acertei quase 100% das vezes. Aliás, eu não acertei, que acertou foi a imprensa séria e investigativa. Os veículos têm que aproveitar esse problema das fake news como uma oportunidade de mercado. As pessoas pagam para se informar de verdade e não ser enganado. Não tem nada pior do que se sentir enganado.

Jornal A Tarde: Quais são os planos de atuação da atual gestão da ABAP-BA?

Americo Neto: As agências associadas da ABAP são as mais estruturadas e preparadas do mercado. Juntas, são mais de 500 anos de reputação. E também administramos 80% do PIB da propaganda. Faremos uma gestão de continuidade, uma vez que há muita união entre os associados e, nos últimos 4 anos já fui Presidente e era atualmente o Vice-Presidente de Cláudio Carvalho. Seguiremos fortes buscando desenvolver a economia da Bahia. Estreitar ainda mais os laços com as entidades e lideranças empresariais. E, por outro lado, atuaremos na melhoria contínua das lideranças de nossas agências. Somos uma atividade veloz, que se moderniza e muda constantemente e vamos investir nossas energias em tornar os gestores ainda mais preparados para apoiar as suas equipes no dia a dia com os clientes.

Jornal A Tarde: Criada há mais de 70 anos, a ABAP defende e divulga os interesses de agência brasileiras associadas à indústria de comunicação. Ao longo dessa trajetória, a entidade registrou protagonismo nos principais eventos do setor. Na Bahia, quais foram os principais avanços registrados ao longo desse tempo?

Americo Neto: A ABAP Bahia é uma das mais atuantes do Brasil e tem sido referência ao longo dos anos para outras ABAPs estaduais. Há alguns anos foi realizado grande evento chamado Nordeste A Bola da Vez, foi de relevância nacional e organizado por nosso capítulo. Lideramos também ações de valorização do mercado e da liberdade de imprensa. Trabalhamos muito a capacitação e melhoria dos líderes e suas agências. Trazemos palestrantes internacionais. Já fizemos uma Master Class com um roteirista cubano finalista do Oscar. Homenageamos os 40 anos da ABAP, reconhecendo os anunciantes históricos da Bahia e também todos os ex-presidentes. Fizemos diversos grandes eventos e nos ligamos às principais causas empresariais da Bahia.

Jornal A Tarde: Em que estágio está a articulação de várias entidades representativas de jornais e outras instituições, incluindo a ABAP, pela transparência e publicação de editais de licitação na imprensa?

Americo Neto: A ABAP é a favor da liberdade de imprensa e sabe que o investimento publicitário é um garantidor dessa liberdade, também apoiamos a transparência em todas as esferas.

Jornal A Tarde: Diante do cenário econômico atual, qual a mensagem que o senhor deixa ao mercado publicitário. É possível ser otimista? 

Americo Neto: A propaganda é um universo otimista. Nosso dia a dia é pensar e usar a criatividade para que os investimos dos nossos clientes proporcionem um retorno maior. Então, eu sou um eterno otimista. Acho que está claro para todos que o pior já passou. Estamos mais perto de vencermos o vírus do que ele nos vencer. Foi duro, mas aprendemos muita coisa: passamos a comprar pela internet, descobrimos como a escola é importante, vimos que reunião online é possível e que empresas inteiras possam funcionar sem ter um metro quadrado num prédio comercial. Mas também sentimos saudade da convivência, valorizaremos o ambiente corporativo e olhamos novamente para a força da ciência e do desenvolvimento intelectual humano. Redescobrimos nossas casas e ressignificamos nossas famílias. E agora, se Deus quiser, virá o melhor. Vamos voltar a poder fazer muitas coisas que gostamos e isso gera emprego, renda e movimenta com vigor a roda da economia. 

Jornal A Tarde: Já houve a posse da nova diretoria? Se sim, foi virtual? Quem mais compõe a nova diretoria?

Americo Neto: Acreditamos que o momento seja delicado para fazermos uma cerimônia de posse. Não faz sentido. É hora de nos resguardarmos e nos vacinarmos. Mas estamos unidos e nos reunindo continuamente via plataformas online. Ou seja: já estamos empossados e trabalhando, mesmo que virtualmente.

A gestão 2021-2023, conta ainda com com Vitor Barros da Propeg como vice-presidente, Eduardo Santos da Ideia 3 como diretor de Gestão, Robson Wagner da W4 Comunicação como diretor de Desenvolvimento, Luís Eduardo Lima da SLA como diretor de Relações com o Mercado, Anaiçara Góes da Objectiva como diretora de Inovação e Leonardo César da Leiaute como diretor de Capacitação.