Os 70 anos da ABAP foram celebrados em Sessão Solene no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, em Brasília, no último dia 03 de março.

O evento contou com a presença de parlamentares, autoridades públicas, da diretoria da ABAP Nacional, de presidentes das ABAPs regionais, ex-presidentes da ABAP Nacional e lideranças do setor da comunicação brasileira. A sessão foi conduzida pelo deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP).

“Assim como esta Casa sempre defendeu, a ABAP baseia toda a sua atuação em defesa dos valores básicos de qualquer democracia: a liberdade de expressão e a liberdade econômica”, disse Mario D’Andrea, presidente da ABAP Nacional e o primeiro a discursar no Plenário. “A história da ABAP se mistura com a história da publicidade brasileira, mas não só. Se mistura também com o próprio desenvolvimento econômico do país”, afirmou.  

A importância da publicidade para a liberdade de imprensa, a livre iniciativa e a liberdade de expressão também foi enfatizada pelo ex-presidente da ABAP Nacional, Orlando Marques, que compôs a mesa da solenidade: “A propaganda promove a liberdade comercial, a livre concorrência de mercado, a liberdade de expressão, ajuda a criar marcas, e se constitui em um dos mais sólidos alicerces da nossa vida democrática. Mas o que ela garante mesmo é a força e a independência para os veículos da mídia séria continuarem denunciando erros, abusos de qualquer que seja o governante, não importa se de direita, se de esquerda, de centro, o veículo sério precisa da liberdade e independência financeira para poder apontar os caminhos, criticar os erros, denunciar os abusos”, explicou.

Os convidados também relembraram as contribuições da ABAP para a publicidade e para o setor da comunicação no Brasil. “Faço, em nome do Conar, o testemunho deste novo tempo, assegurando que pela convivência do dia a dia na busca da qualidade da publicidade, as agências brasileiras seguem o exemplo da ABAP, estão atentas e respeitosas aos princípios de ética, que se autoimpingiram sem perder a criatividade”, ressaltou João Luiz Faria Netto, presidente do Conar.

“A publicidade já fez muito, e tenho certeza, fará ainda mais pelo Brasil. É o que a ABAP tem demonstrado com a consistência de estudos e a dedicação de sua atuação”, disse Caio Barsotti, presidente do CENP. “Patrimônio da sociedade brasileira, o nosso modelo de publicidade muito se deve a ABAP, que há sete décadas não é apenas expressão institucional das agências brasileiras, exercida de forma brilhante por seu presidente Mario D’Andrea, aqui presente, e por todos aqueles que o precederam, como o Orlando e como o meu amigo Flavio Correa, a ABAP também é a representação da transparência da qualidade, do combate às concorrências desleais e predatórias e da defesa de um circulo virtuoso em benefício de toda a população”.

Marcelo Rech, presidente da ANJ, falou das questões em comum defendidas por ambas as entidades e que leva a uma relação de parceria: “Uma publicidade profissional fortalecida é, em última análise, um esteio da liberdade econômica e da liberdade de expressão, dois fundamentos da democracia. É também por isso, pela prerrogativa de cada cidadão ou cidadã fazer suas escolhas conscientemente e pelo direito de nos informamos sem amarras, sem ameaças ou restrições, que a ANJ se associa a essa homenagem a ABAP. Juntos temos construído um sistema e um modelo de harmonia na comunicação. E juntos seguiremos mostrando como a publicidade e a informação de qualidade formam um par cada vez mais vital para o desenvolvimento econômico e para a democracia no Brasil”.

Patricia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta, relembrou um trecho do discurso de Roberto Civita na abertura do VI Congresso Brasileiro de Publicidade, em 2008, que reforça o papel e a intersecção entre a publicidade e a liberdade de imprensa, a livre iniciativa e a liberdade de expressão, e completou: “Para exercer e manter esses direitos, é condição indispensável que a informação também seja livre, como aliás garante a Constituição Brasileira e tanto defende a ABAP nestes 70 anos e nos muitos mais que virão”.

O diretor-geral da ABERT, Cristiano Lobato Flores, também enfatizou a relação da entidade com a ABAP: “Para a ABERT e a ABAP, publicidade é informação. Ela realiza o direito do anunciante de informar sobre um produto ou um serviço na mesma medida que realiza o direito do cidadão de ser informado sobre esse mesmo produto ou serviço”. Ele também destacou a importância da publicidade para a radiodifusão: “Ao viabilizar o negócio mídia, a publicidade promove o entretenimento, o esporte e o jornalismo, vitais para a garantia de uma sociedade plural e bem informada”. Os deputados federais Kim Kataguiri (DEM-SP), Arthur Oliveira Maia (DEM-BA), Eduardo Bismarck (PDT-CE) e Felipe Carreras (PSB-PE) também prestaram homenagens e parabenizaram a ABAP pelos seus 70 anos.

Fonte: Abap Week