Publicitários reforçam a importância da instituição e destacam o papel da associação para os novos profissionais

A Associação Brasileira de Agências de Publicidade – Bahia (ABAP-BA) completa, no próximo dia 18 de maio, 45 anos de existência e atuação nas mais diversas áreas do setor de publicidade e propaganda do estado. Atualmente, a instituição vem exercendo um papel fundamental no notório crescimento de agências do seguimento e, consequentemente, das principais marcas presentes em todo território estadual.

De acordo com o Censo Agências, estudo realizado com apoio da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) e Sinapro Bahia, cerca de 52% das empresas de publicidade consideraram que o mercado em 2022 foi parcialmente reaquecido após as duas primeiras ondas da pandemia de Covid-19. Ainda segundo os dados, 34% do setor considera que o reaquecimento é total.

Só no ano passado, foram investidos R$ 295 milhões em mídia pelas agências baianas, segundo levantamento do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário, gerando cada vez mais empregos para o setor. Em contribuição a esses dados, a ABAP-BA tem desenvolvido um papel fundamental no exercício da publicidade. Atualmente presidida por Americo Neto, publicitário e sócio fundador da Viamídia, a instituição possui diversas agências parceiras.

“Procuramos sempre nos manter atentos aos conceitos que estejam alinhados com as demandas mais atuais do mercado, a exemplo de como as agências podem estar mais preparadas para os desafios, ajudando pequenas marcas a se tornarem grandes e consequentemente impulsionando a economia. A partir disso, buscamos sempre estarmos envolvidos em diferentes movimentos que abracem os mais diversos quesitos do setor”, destaca o atual presidente.

Moacyr Maciel, ex-presidente da ABAP-BA entre os anos de 2015 e 2017, pontua que na Bahia, a Associação vem exercendo um papel de extrema importância para a valorização da indústria da comunicação. “Atuante em todos os temas relacionados à propaganda, ela tem contribuído de forma decisiva para o negócio e engrandecimento da atividade”, destaca.

Cláudio Carvalho, ex-presidente da ABAP-BA entre os anos de 2001 e 2003 e de 2019 a 2021, ressalta o papel da instituição enquanto representante das discussões não apenas econômicas, mas também sociais. “Eu vejo que hoje as agências da ABAP-BA estão se movimentando, avançando, desenvolvendo suas equipes e liderando nesse momento de transformação digital. Além disso, temos um trabalho que vem sendo feito a algum tempo, no qual, estamos buscando a inserção da ABAP-BA e da publicidade como um setor que gere representatividade nas discussões para desenvolvimento o social e econômico do nosso estado”, pontua.

Filho de Fernando Carvalho, fundador e primeiro presidente da associação entre os anos de 1978 e 1980, o publicitário também ressalta o vínculo afetivo com a associação. “Durante todos esses anos, os momentos vividos na ABAP-BA foram sempre de muita realização para mim. O associativismo está no meu DNA e sempre reconheço isso como papel na nossa atividade e no nosso segmento”, conta.

Conectada com a juventude

Prezando sempre o entendimento dos melhores movimentos do mercado, a ABAP-BA completa 45 anos buscando mesclar tradição com inovação. De olho nos novos profissionais, as agências associadas têm contato com uma grande rede de apoio para desenvolver ambientes cada vez mais modernos.

“A grande maioria das agências associadas da ABAP-BA possuem mais de 35 anos de existência, contudo, elas estão sempre se reinventando e adotando as novidades e tecnologias de maneira funcional e plena. E isso só é possível graças a disposição de adotar ambientes totalmente modernizados com as melhores tecnologias e sistemas”, ressalta Americo.

Atualmente, a maior parte das associadas da instituição contam com equipes jovens sendo compostas por profissionais de informática, criação artística, matemáticos, entre outros profissionais. “A partir disso, estamos sempre conectados às novas tendências do mercado que passaram a nos apoiar nas demandas diárias, como por exemplo, a Inteligência Artificial que, quando usada com consciência e sabedoria, auxilia no melhor desenvolvimento de ideias e resultados”, reforça o presidente.

Para Cléo Silva, primeira mulher presidente da ABAP-BA entre 1997 e 2001, a inovação adotada pela ABAP-BA ajuda os novos publicitários a entender o papel de uma associação na sua profissão. “As entidades de classes, incluindo a ABAP-BA, são fundamentais como representante da sociedade civil. No nosso caso, estamos passando por um momento delicado sobre tudo que envolve a visão de negócios, então, as entidades são representativas de um seguimento econômico muito importante que são as agências de publicidade.  E para os jovens que estão chegando no mercado, a ABAP-BA tem um papel fundamental nesse entendimento sobre a importância e relevância da entidade para os profissionais da publicidade”, destaca.

A publicitária ainda pontua o sentimento de ter exercido uma posição de liderança dentro da instituição. “Foi uma experiência enriquecedora tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. Através do exercício de liderança, pude deixar a minha contribuição como profissional, empresária e principalmente como mulher”, finaliza.