Digamos que você esteja com um problema no coração, você vai no cardiologista ou você vai procurar um estagiário? Parece uma pergunta absurda, mas quando falamos em comunicação é algo que acontece com frequência, a falta de reconhecimento dos profissionais capacitados é um grande problema que o mercado enfrenta. Não adianta procurar o sobrinho do seu amigo que entrou agora na faculdade de comunicação e esperar que tenha os mesmos resultados de contratar um profissional qualificado e experiente. Então, é muito importante, ainda mais em tempo de múltiplas opções de mídia, que a gente possa ter profissionais competentes, cuidando da comunicação das empresas e das instituições. 

Se atualmente temos sites, redes sociais, placas de rua, painéis de LED, totem e diversas outras plataformas de comunicação, as empresas precisam profissionalizar essa área. E isso pode acontecer tanto contratando agências que são especialistas no assunto, como também com a inclusão de gestores de comunicação no coração das empresas, assim a organização vai relacionar de forma muito mais fluida e com foco no objetivo com as agências de comunicação, administrando as demandas de comunicação de uma forma que os objetivos sejam atingidos. 

A área de comunicação é uma área que as empresas, os empreendedores e empresários precisam procurar também profissionais competentes como eles fazem para outras áreas das empresas. Se uma empresa tem um problema jurídico, eles procuram o melhor advogado da área, se tem problema contábil, eles procuram a empresa de contabilidade experiente. E é preciso criar a cultura de que isso é importante também com a comunicação.

Algo que nós profissionais da área já sabemos há décadas é que a comunicação faz a diferença a longo prazo. E quando é escolhido um profissional de comunicação não competente, não experiente, às vezes isso “queima” e reverbera negativamente para todo o mercado. Com um anúncio errado, o anunciante, o empreendedor, pode até fazer a leitura equivocada de que aquele meio não funciona, de que a comunicação não é um investimento que vale a pena colocar no planejamento anual. Quando, na verdade, não é o meio que não funciona, é a forma que foi feita estratégia quando colocou a mensagem. 

Somente ser um bom profissional, ou ter cursado uma boa universidade já não é mais suficiente para atender as demandas do mercado. É preciso se destacar e demonstrar demais valores, tais como o que pensa, sente ou comporta-se nas mais diversas situações. Pensando do lado do profissional, ter excelência é ser interessado pelo que faz, entender que, especialmente em um mundo cada vez mais dinâmico e digital, é preciso nunca parar de estudar e se inteirar das novidades. 

É bom lembrar que não falo aqui desvalorizando o profissional novo e com pouca experiência, até porque competência não necessariamente tem a ver com a experiência e às vezes um profissional jovem já é bom e vai crescer com experiência. Por exemplo, se um jovem que já geriu três redes sociais do mesmo segmento de um anunciante e que entende um pouquinho, visita ao cliente, está circulando no setor e conhece um pouco do mercado? Esse cara está habilitado. Ele já tem competência para atender e com o tempo ele vai ganhando experiência. 

Outro ponto muito importante é o trabalho em equipe. Comunicação não se faz sozinho. A área de comunicação precisa também de uma soma de competência. Se vai ter um jingle, alguém que faz música, se é para produzir um vídeo, é um filmaker. Sempre vai ter alguém que faz roteiro para o filmaker gravar, vai ter alguém de computação gráfica. 

A publicidade impulsiona a atividade econômica e o consumo, beneficiando empresas as anunciantes, e também toda a sociedade que é impactada pelas campanhas. A publicidade é um somatório de forças e competências que beneficia uma cadeia de empresas, profissionais e instituições. E só reforçando essa corrente de competência e profissionalismo que vamos conseguir desenvolver o mercado e criar a cultura nos clientes de que a comunicação é o braço direito da empresa.

Artigo publicado originalmente na revista Lets Go Bahia

Por Americo Neto
Presidente da ABAP Bahia
Sócio-diretor da Viamidia